Buscar

5 dicas para ler mais

Atualizado: 19 de abr.

Este texto foi publicado originalmente na Revista Inspira, edição #1, junho de 2019.

Dicas para ler mais, Mulher segurando livro na cama.

Foto: Fabiola Peñalba/ Unsplash


A leitura promove muito mais do que o aumento do vocabulário e da cultura. Pesquisas recentes mostram que quem tem o hábito de ler ganha também com benefícios à saúde: menos estresse, mais foco, menos chances de desenvolver doenças degenerativas como o Alzheimer, mais criatividade e saúde mental.


Apenas 20 minutos de leitura por dia já são suficientes para começar a colher essas benesses.


Por isso, o tempo com os olhos voltados às letras pode ser encaixado na rotina de quase todo mundo.


E se você quiser transformar a leitura num hábito, descubra abaixo cinco dicas fundamentais ler mais.


Pesquise antes

A primeira dica é pesquisar. Quando somos fisgados por uma história ou por um assunto, mergulhamos nas palavras e não notamos o tempo passar. Por isso, pesquise antes de escolher o que vai ler, como em resenhas ou em sinopses. Em alguns casos, o sumário ou a introdução mapeiam o que será abordado. Ah, e não ligue para os spoilers que encontrar. Há todo um universo antes e depois do fato que descobriu.


Estipule uma média de tempo para ler diariamente

Caso não tenha o hábito de ler, essa média temporal também servirá como um marcador de fluxo de leitura, que ao longo do tempo será mais fluida. Ainda seguindo a meta de leitura, você pode ampliá-la para a quantidade de livros que quer ler por mês. Nesse caso, é bom conhecer o seu ritmo de leitura para fazer uma lista com títulos que realmente serão lidos.


Escolha o melhor horário

Isso influencia diretamente em seu rendimento. Tem pessoas que gostam de ler à noite, antes de dormir. Também existem aqueles que gostam de ler pela manhã, quando a mente está mais tranquila. E tem outros, que dizem não dispor de muito tempo. Nesse último caso, se for possível, acorde uma hora antes do habitual. Várias páginas podem ser lidas em apenas 60 minutos do seu dia.


Duas versões

Além do livro físico, se possível, tenha a versão digital da obra no smartphone ou no tablet. Assim, poder ler em qualquer lugar é uma ótima forma de ocupar o tempo vago. Para evitar distrações, coloque os dispositivos no modo avião ou se desconecte da internet.


Compartilhe

Uma célebre frase diz que “a felicidade só é real quando compartilhada”. Já que a leitura nos proporciona momentos tão bons, que tal compartilhar o que você gostou no livro e inspirar outras pessoas a ler? Criar grupos de leituras com amigos, reais ou digitais, pode te manter motivado a encontrar novas obras que despertem seu interesse.