Buscar

Autoconhecimento pela ótica de vários pensadores



Autoconhecimento é diferente de autocentramento. Muitas vezes, o discurso do autoconhecimento pode ser tomado como um método narcisista, no estilo Gabriela ("Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim"). Mas, de acordo com o psicanalista Bruno Bettelheim, o autoconhecimento se trata de - justamente - transcender os limites da existência autocentrada e acreditar que a vida merece uma contribuição significativa de sua parte.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

"Este sentimento é necessário para uma pessoa estar satisfeita consigo mesma e com o que está fazendo. Para não ficar à mercê dos acasos da vida, devemos desenvolver nossos recursos interiores, de modo que nossas emoções, imaginação e intelecto se ajudem e se enriqueçam mutuamente."

(Bruno Bettelheim).


"Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado" - Lao-Tsé.


"O autoconhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se 'tornou consciente de si mesma', por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento" - B. F. Skinner.


"O que pensas de ti próprio é muito mais importante do que o que os outros pensam de ti" - Sêneca.


"Escava dentro de ti. É lá que está a fonte do bem, e essa pode jorrar continuamente, se a escavares sempre" - Marco Aurélio.


"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com os nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo" - Buda.


"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses" - Sócrates.


"Como se pode conhecer a si mesmo? Nunca por meio da contemplação, mas por meio da ação" - Goethe.


"Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais: somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos 'sem querer'” - Sigmund Freud.


"Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço" - Immanuel Kant.


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.


Quer descobrir como? Clique aqui.



Foto: Ava Sol/Unsplash