Buscar

Como a arte pode ajudar na sua saúde?


“A finalidade da arte é, simplesmente, criar um estudo da alma”. Essa é uma frase atribuída ao escritor irlandês Oscar Wilde. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Sabemos que a arte adorna e encanta o mundo há milênios, mas você sabia que ela influencia diretamente na melhora da nossa saúde?

Em 2016, o Conselho de Artes da Inglaterra divulgou um artigo salientando as vantagens de incentivar atividades culturais para a sociedade. De acordo com o Conselho, pessoas que, pelo menos uma vez ao ano, têm contato direto com algum evento artístico apresentam uma chance quase 60% maior de afirmar que são saudáveis.

Além de espectadores, a arte também nos dá a possibilidade de criadores. Seja da pintura à música, do teatro à dança. Nessas práticas, colocamos o nosso corpo e a nossa mente em movimento. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Os benefícios de incluirmos a arte em nosso cotidiano são imensos, como: estimular a criatividade e a cognição; melhorar a autoestima; diminuição do estresse; aumento de memória e de concentração.

Como já proferiu o poeta brasileiro Ferreira Gullar: "A arte existe porque a vida não basta". ⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ E aí, que tal ir a uma exposição de arte na sua cidade nesse final de semana ou mesmo pegar umas tintas guaches e deixar a criatividade fluir? Foto: Sharon Mccutheon/Pexels

© 2019 por Indominus Mídia.

Revista Inspira