Você já se sentiu sem referências, sem pertencer a nada maior e que tudo que é sólido de repente se desmancha?
“Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”. Como viver diante do diagnóstico do sociólogo Zygmunt Bauman sobre a nossa sociedade?
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman enquadra isso em sua análise do tempo que vivemos. “Vivemos em tempos líquidos. Nada foi feito para durar”, é o diagnóstico dele.
Mas há como ser resistência. Descubra algumas formas de permanecer sólido:
1: Decida quem você quer ser e quais virtudes quer cultivar. Vigie para que não se desvie do caminho.
2: As instituições podem ter ruído e isso nos deixa desorientados, mas confie em si mesmo.
3: O consumo não pode ser seu objetivo de vida e você não é o que você compra. Há muito mais a ser desbravado dentro de você.
4: Não tema os inconvenientes da vida off-line. Isso fortalece a sua personalidade.
“(...) a árdua tarefa de compor uma vida não pode ser reduzida a adicionar episódios agradáveis. A vida é maior que a soma de seus momentos” (Bauman, em entrevista para a ISTOÉ)
5: Exercite a boa vontade! As pessoas não foram feitas para lhe proporcionar satisfação.
6: Aprenda a ser feliz com a sua própria companhia. Pratique o autoconhecimento. Assim, você não busca preencher seus vazios usando as pessoas, e o que vier, vem para somar.
📸: Gianluca Cecere
A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.
Quer descobrir como? Clique aqui.
Comments