Procrastinar é um nome bonito para aquele hábito de deixar tudo para depois.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além do acúmulo de trabalho nas pilhas de papéis e daqueles vários “visualizei e vou responder mais tarde” no WhatsApp, a procrastinação indica algo além da simples preguiça ou do cansaço. Ela pode indicar que você está se sabotando!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na maioria das vezes, o procrastinador esconde em seu íntimo o medo da falha e - até mesmo! – o medo do sucesso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quantas vezes você já não se viu em uma situação como essa, em que o motivo da procrastinação era o medo de não estar à altura ou um profundo desinteresse por tudo o que envolve a pendência em questão?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É difícil de enxergar os reais motivos da procrastinação, porque eles não estão na superfície, não são tão claros e óbvios. Eles se escondem em vontades inconscientes relacionadas ao seu passado e àquilo que você acredita que deve ser ou fazer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Isso causa um descompasso entre o ideal e o real e é justamente nessa lacuna que caímos e ficamos presos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A vida fica estagnada e sem graça até que a gente se interesse por outra novidade e coloque toda a potência naquilo, para, então, cairmos novamente na rotina da procrastinação e repetirmos tudo de novo. Esse ciclo só acaba quando reconhecemos as raízes que nos impedem de ir para frente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Revise suas vontades. O que você procrastina tem a ver com o que você realmente quer? Por que aquilo que você procrastina te assusta tanto? Ouça este episódio do nosso podcast Imago Mundi. Ele pode traze bons insights sobre a sua procrastinação!
Essas são algumas perguntas para você responder com calma, papel e caneta. No Caderno da Autossabotagem, temos outras 93 perguntas e exercícios transformadores para você cortar o mal pela raiz e desvitalizar o bicho da autossabotagem. Se você deseja se aprofundar, clique aqui.
Foto: Freepik
Comments