Buscar

Em 2050, os oceanos terão mais plásticos do que peixes, estima estudo


Essa imagem parece exagerada? De acordo com um estudo divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos em 2016 estima-se que, no ano de 2050, os oceanos terão mais plásticos do que peixes.

Na última Revista Inspira noticiamos que, de acordo com pesquisas, os microplásticos já são encontrados em todos os tipos de água do mundo. Incluindo um dos pontos mais profundos do oceano, na Fossa das Marianas.

Vale a pena a gente levantar o questionamento de qual é a nossa parte em tudo isso. Tudo o que utilizamos e descartamos não sai do planeta, e continua aqui por gerações e mais gerações até se decompor – muitas vezes contaminando nossos recursos naturais e dizimando vidas nesse período. Você já deve ter ouvido falar de tartarugas que se engasgam (e morrem) ao confundir sacolas plásticas com a alga que lhes serve de alimento.

O que podemos fazer sobre isso? ⠀⠀⠀⠀⠀ As soluções parecem muito pequenas perto de toda uma estrutura que produz lixo aos montes, mas algumas pequenas atitudes são: levar seu próprio copo, canudo de vidro e talheres sempre que souber que vai se alimentar fora de casa; reutilizar as sacolas de sua última compra ou (melhor ainda) utilizar ecobags de pano; não ser irresponsável com o seu lixo; praticar a coleta seletiva; dar novas funcionalidades aos objetos que você está prestes a se desfazer. Você tem mais alguma dica? Se sim, deixa aí nos comentários.

Imagem: artista desconhecido.

© 2019 por Indominus Mídia.

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Revista Inspira

LOGO NOVA_Prancheta 1.png