Buscar

Máscaras sociais e amizade

Atualizado: Mar 12


Onde há máscara não há amizade, pois não tem como ser amigo de quem você não conhece.


Você tem ciência das máscaras que usa? Elas são coerentes entre si?


“A vida é uma representação teatral”, escreveu o sociólogo Erving Goffman.


Essa dramaturgia social do cotidiano tem base em como projetamos nós mesmos em relação ao outro que interage conosco. Essa projeção pode ser consciente ou inconsciente.


Afinal, nossa forma de comunicar muda conforme a situação em que estamos inseridos: conversar com os pais é diferente de conversar com um amigo próximo, por exemplo.


Mas a máscara vira um problema em duas ocasiões: quando é utilizada de maneira dissimulada – em que são agregados falsos atributos, gostos e ideias em vista do interlocutor – ou quando não se percebe que a máscara existe – reflexo da falta de conhecimento sobre si mesmo. Nos dois casos, há um ruído entre a projeção da imagem de quem somos com a imagem que projetamos.


De uma forma prática, é percebido naquela pessoa que muda completamente quando chega uma terceira; ou mesmo na descrição diferente que ouvimos sobre alguém – “Estamos falando da mesma pessoa?”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quando as máscaras não correspondem ao que você é de verdade, será que existe amizade?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se a amizade é edificada em virtudes – confiança, respeito, sinceridade e empatia –, como ser amigo de quem não se conhece?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Essa pergunta pode ser lida de duas formas: quando não se conhece realmente o outro; e quando a própria pessoa não se conhece.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É por isso que o autoconhecimento é transformador. Ao reconhecermos quem somos, remodelamos nossas máscaras ao nosso verdadeiro molde.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Autoconhecimento é uma busca. Não se obtém por acaso e nem de uma hora para outra.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Onde você tem buscado autoconhecimento?


Onde há máscara não há amizade, pois não tem como ser amigo de quem você não conhece.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Já conseguiu reconhecer alguma máscara que não lhe coube mais?


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.


TESTE como está o arquétipo de Afrodite dentro de você. Clique aqui para ir ao teste.


Imagem: Наталия Котович/Pexels