Buscar

Você desistiu do amor porque ninguém presta? Cuidado! Isso pode esconder um ideal


Você acabou desistindo do amor porque “ninguém presta”? Esse pensamento não é realista, ele é idealista. O risco de você estar em busca de uma fantasia que só existe na sua cabeça é grande e nós explicamos o motivo disso neste post. É só arrastar para o lado e ler!


Esse tipo de pensamento esconde uma escolha narcísica que esgota as possibilidades de amar outra pessoa. Do que está se protegendo quando se “procura” alguém para preencher um espaço que jamais pode ser ocupado? Talvez essa seja mais uma forma do medo de amar, de se dissolver no outro e, por consequência, de conhecer a si mesmo quando essa dissolução se desfaz e as coisas voltam ao seu lugar.


Como disse Freud: “É preciso amar para não adoecer, estamos destinados a cair doentes se em consequência da frustração formos incapazes de amar”.


Você está disposto(a) a amar o que não lhe é espelho?


Você desistiu do amor por que ninguém presta? Cuidado! Essa frase esconde mais um ideal do que uma aceitação da realidade.


“Homem é tudo igual”, “Mulher nenhuma serve pra mim”, “Ninguém presta mesmo”.

Essas frases são tão conhecidas no contexto amoroso que já viraram senso comum.


Mas engana-se quem pensa que ao falar isso está mais próximo à crueza da realidade, mais escolado, mais astuto e imune às desilusões em um relacionamento.


É justamente o contrário!


Essas expressões falam de uma idealização do companheiro(a) e, por consequência, do amor. E cobra do humano uma ideia que só existe em nossas fantasias.


Nenhum homem presta ou você estava esperando algo divino? Nenhuma mulher serve para você ou é você que está buscando uma fantasia que só existe na sua cabeça? Ninguém realmente vale a pena ou você está querendo alguém que incorpore toda a perfeição que você pensa que você já possui?


Não se trata de exigir menos do que você merece, mas de ver a realidade do outro com mais compaixão e empatia.


Só assim há a possibilidade do amor.


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.


TESTE como está o arquétipo de Afrodite dentro de você. Clique aqui para ir ao teste.


Imagem: C Technical/Pexels