top of page
Buscar

A escrita e o campo de batalha: o que o imperador-filósofo Marco Aurélio tem a nos ensinar

Atualizado: 12 de mar. de 2021



O que a escrita tem a ver com o campo de batalha?


À primeira vista, nada, não é mesmo?


Mas um dos grandes imperadores de Roma fez essa associação.


Marco Aurélio, o imperador-filósofo, utilizou a escrita como forma de enxergar em suas próprias letras as orientações que precisava para o momento.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Foi assim que, mesmo no campo de batalha, conseguiu colocar em prática um dos seus maiores ensinamentos: o controle das emoções.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

As questões e os problemas que surgiam ao longo dos dias eram decupados, analisados e estruturados com a escrita. E esse conjunto de escritos íntimos deu origem ao que conhecemos hoje como sendo a obra Meditações.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quase dois milênios depois, suas palavras certeiras ecoam sobre os nossos dias: a relação com o outro e com quem quer nos prejudicar, a busca por virtudes e por equilíbrio, a resiliência e como o que pensamos cria o nosso “destino”.


Além dos seus atuais conselhos, um dos maiores ensinamentos implícitos que Marco Aurélio deixou é: reflita e escreva!


Podemos usar as mesmas armas que o imperador-filósofo utilizou para vencer as batalhas que começavam e terminavam nele mesmo: uma caneta e um papel em branco.


Basta olhar para si e deixar-se falar.


Então pergunte-se todos os dias:

"O que me ocorreu de bom hoje?"

"Por quais adversidades passei incólume?"

"O que eu faria diferente para melhora as minhas ações?"


“Quando a força das circunstâncias te deixar como que transtornado, volta depressa a ti mesmo; não fiques fora do ritmo além do necessário, porque serás tanto mais senhor da harmonia quanto mais frequentemente voltares a ela”, nos aconselhou Marco Aurélio.


Quer aprofundar mais o seu autoconhecimento à luz dos arquétipos e da escrita terapêutica?


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.


TESTE como está o arquétipo de Afrodite dentro de você. Clique aqui para ir ao teste.


bottom of page