Buscar

Qual é a sua linguagem do amor?



De que forma você expressa que ama alguém?


Você já parou para observar a linguagem que a pessoa que você ama usa para comunicar amor?

Nem todo mundo diz “eu te amo”. Cada um tem um idioma de amar predominante e, de forma alguma, isso significa amar menos.

O antropólogo e conselheiro de relacionamentos Gary Chapman decodificou as 5 linguagens mais comuns que as pessoas usam para se comunicar afetivamente.

Entender isso é o primeiro passo para evitar ruídos no amor, no amar e no se sentir amado em qualquer relação, não só nas românticas.

1. Palavras de afirmação

A pessoa que expressa amor nessa linguagem conhece o poder que as palavras têm nas pessoas. Elas as utilizam como forma de expressar sua admiração e cuidado em pequenas e grandes coisas.

“Acho que você faz isso muito bem”, “O jantar estava uma delícia!”, “Tenho certeza que você vai conseguir isso”, “Como foi o seu dia hoje?”.

2. Tempo de qualidade

Criar um tempo de qualidade é o que chamamos de criar um “momento fora do tempo”. Sem interrupções, sem pegar o celular enquanto está com uma pessoa ao vivo. É estar 100% presente e gerando conexão com quem está ao seu lado. Isso é dedicar um horário do seu dia, semana ou mês para compartilhar algo com quem você ama: seja ver um filme, fazer um passeio, almoçar fora ou jogar baralho.

3. Presentes

As pessoas que tem essa linguagem no amor gostam de presentear e de serem presenteadas. Elas estão sempre trazendo lembrancinhas de viagens ou do nada, no estilo “Vi isso e lembrei de você”.

Não se trata do valor material do presente, e, sim, do simbólico. Esse ato expressa que a pessoa foi lembrada mesmo estando ausente. Uma flor singela colhida na calçada de casa, um bombom, uma pizza especial daquele lugar que a pessoa gosta, uma carta com palavras de amor e carinho deixada para surpreender: tudo isso conta como presente.

4. Atos de serviço

Quem não tem uma pessoa assim na família? Aquela que quase não fala “eu te amo”, mas vive cuidando de você: cozinha, limpa, conserta coisas, se oferece para fazer compras no seu lugar, te dá carona e te leva aonde for preciso?

A prestatividade é a forma como essa pessoa comunica amor, e entender isso é vital para a superação de mal-entendidos do tipo “Nunca ouvi uma palavra de carinho”. No caso da pessoa que expressa amor com atos de serviço, o amor é uma ação.

5. Toque físico

Abraço, cafuné, beijo, mãos dadas, mãos nos ombros ou no rosto da pessoa amada enquanto conversa, massagem... Essa pessoa dá bastante importância ao ato de expressar fisicamente o seu amor.

É daquelas que gosta de ficar junto e o toque lhe dá o sentindo a presença e segurança no amor.



A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.

© 2019 por Indominus Mídia.

Revista Inspira