top of page
Buscar

Como encontrar seu propósito? (técnica ikigai)

Atualizado: 12 de ago. de 2021


 

Foto: Jordan Madrid/ Unsplash


Okinawa é um grupo de ilhas no sul do Japão conhecido como a "Terra dos Imortais". O apelido deriva de sua grande população de centenários, pessoas que vivem mais de 100 anos. Além de ter uma das taxas de mortalidade ligadas a doenças crônicas mais baixas do mundo, Okinawa é também a dona de uma das maiores expectativas de vida do planeta!


Alguns autores, curiosos com a longevidade dos nativos, pesquisaram e descobriram que o ikigai é um dos motivos dessa qualidade de vida.


Não há uma tradução direta do termo para o português, mas ikigai pode ser definido como uma razão de viver, o que dá propósito a sua vida, o que lhe faz levantar feliz todas as manhãs. Já pensou nisso?


Trata-se de se observar, buscar o que lhe dá prazer e assim colocar isso em sua rotina de forma a transbordar a sua existência de felicidade diariamente.


Você pode buscar as respostas sobre o que lhe dá alegria de viver na simples observação das suas práticas mais cotidianas, como tomar café.


A mandala ikigai pode ajudar a encontrar essas respostas e colocá-las em prática também na vida profissional.


Você quer descobrir o seu ikigai? Acima disponibilizamos a mandala. Ela representa quatro dimensões do seu self: a sua paixão, a sua vocação, a sua profissão e a sua missão na vida.


Como encontrar o seu ikigai?

1. Imprima ou transcreva a mandala abaixo para uma folha de papel. O modelo de mandala é importante.

2. Responda de acordo com suas experiências e opiniões sinceras às perguntas que aparecem no interior de cada círculo. Pode colocar muito mais de uma resposta!

3. Depois de tudo respondido, observe o que mais se repetiu, algo comum entre as respostas, e tente pensar em qual profissão ou projeto poderia se encaixar ali, vale também tentar criar um novo projeto. Tente colocar mais disso nos seus dias e em sua carreira!




bottom of page