top of page
Buscar

Como o corpo pode ser um instrumento de autoconhecimento?



O corpo tem uma linguagem e uma memória que a mente desconhece.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Roland Barthes disse: "o que a língua esconde é dito pelo meu corpo".


Quando a gente fala em autoconhecimento, é comum pensarmos apenas na parte mental. “Minhas lembranças”, “meus esquecimentos”, “o que pensei sobre isso” ou “como julguei aquele acontecimento”... E pensamos que só daí pode vir a transformação, o grande insight, a verdade que liberta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Isso, com certeza, é uma parte grande do processo, mas não é a única.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A Psicanálise é uma experiência de linguagem e linguagem não é só o que sai da boca ou o que fica gravado no papel. Como alerta Freud: “se a boca se cala, falam as pontas dos dedos”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O que as pontas dos seus dedos têm falado? Como elas se movimentam na presença de determinada pessoa ou na iminência de um certo assunto? Ficam procurando uma superfície para recriar suas percussões internas? Se escondem no bolso da calça? Se enfiam em uma mecha de cabelo? Se balançam gesticulando efusivamente? O que será que elas querem comunicar? E as outras partes do seu corpo?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O médico austríaco Wilhelm Reich, dissidente da Psicanálise e criador da Bioenergética, afirmava que nossas emoções e traumas não digeridos ficam presos em nossos músculos e pele, gerando dores, formigamentos e tensões de variados tipos na área atingida. Por exemplo, se meu trauma é ter sido invalidado nas minhas formas de expressão e no conteúdo daquilo que eu falava, talvez isso se manifeste em um problema respiratório ou dor na garganta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É por isso que recuperar o corpo e assumir o compromisso consciente de habitá-lo é tão importante. Com amor, podemos torná-lo nosso amigo e usá-lo como guia pela vida.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Que tipo de atividade de reconexão com o seu corpo você faz?


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Esse assunto é um dos que exploramos mais no livro.

Quer descobrir como? Clique aqui.


Foto: Ava Sol/ Unsplash

bottom of page