top of page
Buscar

E quando a procrastinação também é autossabotagem?

Atualizado: 29 de set. de 2020




Procrastinar é um nome bonito para aquele hábito de deixar tudo para depois.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Além do acúmulo de trabalho nas pilhas de papéis e daqueles vários “visualizei e vou responder mais tarde” no WhatsApp, a procrastinação indica algo além da simples preguiça ou do cansaço. Ela pode indicar que você está se sabotando!

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Na maioria das vezes, o procrastinador esconde em seu íntimo o medo da falha e - até mesmo! – o medo do sucesso.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Quantas vezes você já não se viu em uma situação como essa, em que o motivo da procrastinação era o medo de não estar à altura ou um profundo desinteresse por tudo o que envolve a pendência em questão?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É difícil de enxergar os reais motivos da procrastinação, porque eles não estão na superfície, não são tão claros e óbvios. Eles se escondem em vontades inconscientes relacionadas ao seu passado e àquilo que você acredita que deve ser ou fazer.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Isso causa um descompasso entre o ideal e o real e é justamente nessa lacuna que caímos e ficamos presos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

A vida fica estagnada e sem graça até que a gente se interesse por outra novidade e coloque toda a potência naquilo, para, então, cairmos novamente na rotina da procrastinação e repetirmos tudo de novo. Esse ciclo só acaba quando reconhecemos as raízes que nos impedem de ir para frente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Revise suas vontades. O que você procrastina tem a ver com o que você realmente quer? Por que aquilo que você procrastina te assusta tanto? Ouça este episódio do nosso podcast Imago Mundi. Ele pode traze bons insights sobre a sua procrastinação!





Essas são algumas perguntas para você responder com calma, papel e caneta. No Caderno da Autossabotagem, temos outras 74 perguntas e exercícios transformadores para você cortar o mal pela raiz e desvitalizar o bicho da autossabotagem. Se você deseja se aprofundar, clique aqui.


Foto: Freepik

bottom of page