Buscar

Hara Hachi Bunme: o hábito japonês de comer até ficar 80% satisfeito


De acordo com um provérbio japonês, “oito partes de um estômago cheio sustentam o homem; os outros dois sustentam o médico ”. E assim é a dieta de uma parte da população japonesa, sobretudo a dos famosos centenários de Okinawa.

O hábito consiste em imaginar uma divisão do estômago em 10 partes. A partir daí você preenche apenas 8 partes dele com a comida. De acordo com os praticantes, isso reduz o índice de massa corporal, treinando-nos a alcançar a saciedade com menos e evitando que o estômago precise se expandir em até 100%. Os benefícios seriam perda de peso, longevidade e o retardamento dos sinais de envelhecimento precoce. Para colocar isso em prática é preciso autoconhecimento. Quando você atinge o seu nível de saciedade? A ideia não é comer “até ficar cheio”, mas sim satisfeito. Mastigar bem os alimentos e se livrar de distrações como o celular pode ajudar. Assim como tirar a mão dos talheres enquanto mastiga.

O povo de Okinawa já foi mencionado aqui uma outra vez.

Na seção Autoconhecimento, da nossa edição #1, apresentamos um exercício para descobrir o Ikigai, algo muito importante para os centenários desse conjunto de ilhas, isto é, descobrir a razão de viver. Leia gratuitamente acessando o link na nossa biografia!



Ilustrações: ianmikraz/ Freepik

© 2019 por Indominus Mídia.

Revista Inspira