top of page
Buscar

O mito de Atlas e a sensação de carregar o peso do mundo nas costas



Se você assiste ou lê os jornais do dia, deve estar habituado com notícias sobre injustiças, erros e tragédias que acontecem no mundo todos os dias.

Tem horas que você pensa que não vai aguentar mais.

O mito de Atlas fala sobre isso.

Atlas é um titã da mitologia grega que, por sua tentativa de alcançar o poder supremo, recebeu o castigo de Zeus de carregar o céu sob seus ombros.

Quando o complexo de Atlas está ativo na nossa psique, temos a sensação de estar carregando o peso do mundo nas costas. As dificuldades cotidianas pessoais e coletivas nos geram sobrecargas psíquicas que nos afogam em um ciclo de preocupações e ocupações sem fim. É como se tivéssemos que dar conta do recado sempre.

Assim, como Atlas, vivemos em função de nossas tarefas, que acabam se tornando castigos.


Muitas vezes, esse comportamento é até incentivado: “Além de ficar atento ao seu home office, por que você não ‘aproveita que está em casa’ para aprender um novo idioma, ter uma ideia para um novo negócio e descolar certificados de cursos online para enriquecer o seu currículo?”.

A verdade é que tudo isso é muito cansativo. Ainda mais quando vem unido com incertezas sobre o futuro e a utilidade de tudo isso diante do mercado, preocupação com a saúde pessoal e coletiva, estresses com a política e desespero com a situação do meio-ambiente, por exemplo.


Quanto pesa o peso que seu Atlas interior carrega?

Um fato curioso é que a primeira vértebra da coluna cervical (C1) foi batizada também de “Atlas”. E, coincidentemente, isso nos lembra que o único peso que esse atlas suporta é a nossa própria cabeça.


Dramas individuais e coletivos estão pesando? Você pode dar um jeito nisso esvaziando a sua cabeça e deixando tudo mais leve. Aí vão algumas dicas do mito de Atlas:

Humildade

Titãs, como Atlas, são seres que representam as forças da natureza. Desproporcionais, eles não reconhecem os próprios limites. Será que você não está se achando demais, não? Todo mundo tem limites e reconhecer isso ajuda a entender que você não precisa ter a força de um titã. Somos humanos.


(Auto)permissão para o descanso

Atlas sofreu uma punição. E você? Será que está se punindo por alguma coisa para aceitar carregar o mundo nas costas? Ao entender isso, talvez, você consiga encontrar o Zeus em você, capaz de perdoar o castigo e permitir o descanso.

A ajuda como libertação

Atlas só consegue se livrar do castigo quando aceita ajudar Héracles. Em troca disso, constroem-se pilares e o fardo de Atlas tem fim. O que você pode fazer hoje para tornar o peso do mundo mais leve? Doação, voluntariado, ficar em casa, oferecer seus ouvidos para uma conversa amiga pelo telefone? Isso é equilibrar a economia individual-coletivo e entender que você fez o que estava ao seu alcance.


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.


Quer descobrir como? Clique aqui.


Arte: "Atlas holding up the celestial globe", por Guercino

bottom of page