top of page
Buscar

Os quatro compromissos que você deve fazer para encontrar a leveza de Afrodite

Atualizado: 30 de jun. de 2021


Afrodite é uma deusa grega da fertilidade, associada à primavera e à criação da vida.


Por ser detentora do conhecimento da vida, essa deusa encara a existência com leveza, entendendo seus fluxos e sabedora de que tudo pode ser reconstruído e animado com vida nova. Um de seus epítetos a nomeia “a risonha”.


Você consegue viver de maneira despreocupada ou está sempre na tentativa do controle?


No post de hoje, trazemos um pouco da sabedoria ancestral asteca com 4 compromissos que alguém deve firmar para trazer para si um pouco dessa leveza de Afrodite.


Você sente que às vezes gostaria de poder controlar tudo? A vida, a morte, a dor, as impressões que os outros têm de você, como você deveria reagir a determinada situação e tudo mais?

Afrodite pode te ajudar! Ela é também a deusa da leveza e do se entregar ao fluir da vida. Ela lembra que, se o não-controle a nossa única opção, que ainda assim a vida possa ser vivida com alegria.

Em 1997, o escritor e descendente do antigo povo tolteca Don Miguel Ruiz escreveu um livro inspirado em suas raízes, que conversava muito com essa prática da leveza.

Segundo ele, são 4 os compromissos que devemos firmar a cada dia para viver com leveza:

1. Seja impecável com a sua palavra.

“Percebendo o enorme poder da palavra, precisamos compreender que tipo de poder sai de nossas bocas”, Don Miguel Ruiz.

2. Não leve nada para o lado pessoal.

“Nada do que os outros fazem é motivado por você. É por causa deles mesmos. Todas as pessoas vivem em seus próprios sonhos, em sua própria mente. (...) Quando levamos algo para o lado pessoal presumimos que os outros sabem o que está em nosso mundo e tentamos impor nosso mundo a eles”, Don Miguel Ruiz.

3. Não tire conclusões.

“O problema com as conclusões é que acreditamos que elas são verdadeiras. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando – e levamos para o lado pessoal –, então os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com a nossa palavra”, Don Miguel Ruiz.

4. Sempre dê o melhor de si.

“Se der sempre o melhor de si, não haverá forma de julgar a si mesmo”. Don Miguel Ruiz.

⠀⠀⠀

Fonte: “Os 4 compromissos: o livro da Filosofia Tolteca” - por Don Miguel Ruiz.


Quer aprofundar mais o seu autoconhecimento à luz dos arquétipos e da escrita terapêutica?


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.


TESTE como está o arquétipo de Afrodite dentro de você. Clique aqui para ir ao teste.

bottom of page