top of page
Buscar

Quem tem medo de ser adulto?

Atualizado: 12 de ago. de 2021



A frase do título pareceu esquisita? Afinal, não temos escolha, todos nos tornamos adultos em algum momento.


Cronologicamente pode até ser. Mas deixar a proteção e o conforto da infância é uma tarefa psicologicamente difícil. É um processo que pode ocorrer aos 7, 13, 21 ou 40 anos. Não existe uma idade padrão! Cada pessoa amadurece no seu próprio tempo.


Mas você já deve ter ouvido a história do menino que não queria crescer, o Peter Pan. Para ele, crescer é doloroso. Você tem que deixar de lado o mundo dos sonhos e das brincadeiras, não consegue mais voar. Para Peter Pan crescer é encarnar o Capitão Gancho, a única figura adulta que ele tinha como comparação. É claro que não parece um bom negócio, né?


Na psicologia profunda, esse modo de ser recebeu um nome, é o arquétipo do puer aeternus, o “eterno jovem” ou o “homem-criança”, que habita a psique de algumas pessoas – sobretudo do gênero masculino –, retardando o amadurecimento e gerando inconscientemente uma porção de padrões repetitivos e sabotadores.


Falamos sobre a autossabotagem e a dificuldade de crescer do puer aeternus neste episódio do nosso podcast, o Imago Mundi. Assista!



Será que você é um puer aeternus?


No Caderno da Autossabotagem, trazemos 74 perguntas e exercícios transformadores para você cortar o mal pela raiz e desvitalizar a autossabotagem. Se você deseja se aprofundar, clique aqui.


Foto: R. Fera


Narração do podcast Imago Mundi: Heryck Sangalli e Amanda Meschiatti

bottom of page