top of page
Buscar

Sentidos de vida: como se levantar da cama todos os dias? O que podemos aprender com Viktor Frankl

Atualizado: 12 de ago. de 2021


Você já passou por algum momento em que sentiu que a vida estava sem sentido, e sua vontade e energia estavam na carga final?


Então, já salve este post e também o envie para quem está passando por um período assim.


A falta de sentido e de direcionamento na vida é um dos principais motivos para não termos vontade nem de levantar da cama.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas existe uma forma de quebrar esse padrão. Aprenda com Viktor Frankl, um famoso neuropsiquiatra e sobrevivente do holocausto. Ele encontrou três formas que concluiu serem capazes de criar um sentido para a vida.


Talvez a vida não tenha um sentido até você criar um. Crie um propósito para se motivar a levantar da cama.


O que Viktor Frankl nos ensina


Podemos aprender isso com Viktor Frankl. Ele foi um renomado neuropsiquiatra e criou a Logoterapia. Recebeu mais de 20 títulos honorários por suas ideias.


Contada pelo fim, até parece que a vida de Frankl foi somente glórias. Mas não foi: ele sobreviveu a três anos de trabalhos forçados e condições miseráveis no campo de concentração. Seus pais e sua esposa morreram lá. Quando foi libertado, escreveu o livro Em busca de sentido.


O sentido que criamos para a vida nos preserva e nos impulsiona. Reconheça os porquês de acordar todos os dias. Até mesmo diante do sofrimento, encontre o significado para o momento. A dor sem sentido pode nos colocar num mar de desesperança.


Sobre isso, Frankl escreve: "Sempre e em toda parte a pessoa está colocada diante da decisão de transformar a sua situação de mero sofrimento numa produção de valores".

Mas como descobrimos os sentidos da vida? Frankl responde que há três formas: "fazendo alguma coisa, experimentando um valor ou um amor, e sofrendo".


Ou seja: "Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se", resume Viktor Frankl.


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.


TESTE como está o arquétipo de Afrodite dentro de você. Clique aqui para ir ao teste.


Imagem: Karolina Grabowska


bottom of page