top of page
Buscar

Afinal, o que é o sabotador interno?

Atualizado: 12 de ago. de 2021


Foto: Arthur Hidden/ Freepik


O sabotador interno é uma energia que atua dentro da psique, contra si mesma. Ele existe em homens e mulheres e é mais antigo do que possamos imaginar. Muitos são os contos e lendas antigos que falam dessa questão na existência humana.


Ele pode aparecer em nossos sonhos na forma de um homem sinistro, um ogro, uma sereia sedutora e fatal e uma bruxa má, só para citar alguns dos exemplos mais recorrentes de sonhos de pessoas que estão sob domínio do seu sabotador interior.


Outro traço bem marcante, é que ele destila comentários negativos sobre o proprietário da mente. É uma voz julgadora que se utiliza de meias-verdades para enfraquecer. Ele faz com que nos sintamos frágeis diante da vida, reduzindo nosso poder pessoal a nada ou quase nada. Trata-se de uma voz de autoaversão e ódio contra si, que te desencoraja a assumir o poder de ação sobre a sua própria vida.


Algumas vezes, ele pega emprestado até mesmo a linha de pensamento das pessoas mais queridas, normalmente dos pais, para caricaturá-la e usá-la contra si. Assim, você cai mais fácil na armadilha que ele preparou.


"Você não é boa o suficiente para conseguir este emprego, desista!", "Você acha mesmo que tem capacidade para fazer isso tudo?". Esse tipo de voz irritante já esteve na sua mente? Então, é muito provável que o sabotador que existe em você esteja colocando as garrinhas para fora e a vítima é você.


Para fugir das armadilhas dele, conheça-o e preveja onde e quando ele vai agir (é sempre no mesmo lugar e na mesma hora).


Quer saber como fazer isso? Não existem caminhos curtos. Autoconhecimento é a porta a ser aberta e as perguntas certas são a chave para isso. O Caderno da Autossabotagem é um caderno de exercícios de escrita terapêutica com 74 exercícios e provocações para você desvitalizar o seu sabotador interno! Saiba mais clicando aqui.

bottom of page