Escrever para se entender. Já ouviu falar nisso? A escrita terapêutica (ou escrita expressiva, intuitiva ou afetiva) é uma técnica de autoconhecimento e abertura do inconsciente muito poderosa. Mas ela vai muito além da jornada do encontro consigo mesmo.
Olha só os benefícios não-óbvios - e que ninguém te contou - da escrita terapêutica:
Autoconhecimento
A integração de memórias e a observação do seu cotidiano psíquico fazem com que você perceba os acontecimentos como cíclicos e isso lhe dá uma postura mais leve sobre a vida. Afinal, você pode encarar, porque já encarou emoções parecidas antes.
Superação de traumas
A disciplina de escrever de 3 a 5 dias por semana sobre situações de estresse faz com que você consiga superar com mais facilidade esses acontecimentos. É o que diz pesquisa da Universidade de Iowa.
Controle de peso
Uma pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá, demonstrou que mulheres convidadas a escreverem sobre seus sentimentos e valores perderam 3,4 kg (em média), enquanto as que não escreveram ganharam cerca de 2,7 kg.
Relacionamento com o outro
A partir do momento que você se reconhece como humano e aceita melhor as suas emoções, nasce a empatia e o seu relacionamento com as pessoas muda pra melhor!
Controle emocional
Se você não consegue se expressar equilibradamente: ou fica agressivo ou chora na hora de falar sobre coisas sérias, a escrita terapêutica é capaz de amenizar essas reações e lhe fornecer um maior controle emocional por meio da elaboração das emoções e das palavras.
Sistema Imunológico
A escrita terapêutica acelera a recuperação de doenças, como demonstrou estudo da Universidade de Baylor (EUA).A hipótese dos cientistas é de que a escrita auxilia no controle do estresse, consequentemente equilibrando o sistema imunológico.
Eficiência no trabalho
A escrita terapêutica melhora a sua criatividade e expressão, o que faz com que sua cabeça funcione melhor e faz você deslanchar no seu trabalho.
Além disso, de acordo com algumas bibliografias, a escrita terapêutica diminui sintomas de depressão, ansiedade, pânico e abuso de substâncias, e traz melhores hábitos de sono.
Escreva a vida que você quer!
Desenvolvemos O Caderno da Autossabotagem com 74 exercícios de escrita terapêutica e perguntas-guia com o objetivo específico de desvitalizar esse vilão que mora dentro de nós mesmos e insiste em sabotar os assuntos mais importantes da nossa vida. É uma prática de encontro consigo mesmo riquíssima em autoconhecimento e retomada de poder pessoal. Clique aqui para saber mais!
Foto: cookie_studios/ Freepik