top of page
Buscar

Como se conectar ao seu poder pessoal? A história de Psiquê

Atualizado: 12 de ago. de 2021



“Autocuidado é como você pega de volta o seu poder” - escreveu a autora Lalah Delia. Intuitivamente, essa frase faz muito sentido. Mas que poder é esse?


O conto Eros e Psiquê é uma narrativa de inspiração mítica que conta a história do resgate desse poder pessoal e de como ele funciona na visão da psicologia analítica, por meio do que Jung chamou de “casamento sagrado”.


Esse conto é muito antigo. Ele narra a história de uma mortal muito bela, de nome Psiquê, que despertou a fúria da Afrodite por estar usurpando seu lugar entre os humanos.

Encurtando a história, Psiquê (“alma”) se casa com Eros (“amor”), filho de Afrodite, enfurecendo ainda mais a deusa, que propõe à mortal 4 tarefas que ela deve realizar caso queira viver.

Essas quatro tarefas são a missão de cada um de nós que queira, de fato, viver, e não apenas existir.

O escritor Herman Hesse traduziu perfeitamente essa missão quando disse:

“Quem quiser nascer tem que destruir um mundo; destruir no sentido de romper com o passado e as tradições já mortas, de desvincular-se do meio excessivamente cômodo e seguro da infância para a consequente dolorosa busca da própria razão do existir: ser é ousar ser”.

Em nível profundo, esse conto fala da transição de uma moça que apenas existe para uma pessoa madura que consegue tomar suas próprias decisões com consciência, confiança e liberdade.

Isso é o que se chama poder pessoal. E para fazer isso é preciso realizar um casamento sagrado entre o Eros e a Psiquê de nossa própria consciência. Unir os opostos que existem em nós, como as polaridades do Yin-Yang.


Yin- Yang

Yin: a noite, a lua, o úmido, o frio, o receptivo, o inerte, o flexível, o intuitivo.

Yang: o dia, a luz, o sol, a secura, o calor, a ação criativa, a estabilidade, o racional.

Na prática, isso funciona quando você consegue ser firme e ao mesmo tempo flexível; quando você é amoroso, mas sabe ser desagradável quando for necessário; quando você é generoso, mas sabe colocar limites. Ou, quando vamos ao mundo da Lua buscar criatividade, e a executamos com os pés na Terra.

Por trás de todos os movimentos de geração, regeneração e criação de algo único, há o encontro desse duplo. Na falta de um desses, nada acontece.

O que você faz para pegar o seu poder de volta?


A Jornada de Psiquê é um dos brindes que disponibilizamos com O Livro de Afrodite. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nele, você vai encontrar todas as tarefas comandadas por Afrodite que fizeram Psiquê transcender da mera mortalidade ao posto de deusa, em uma linguagem atualizada e com exercícios que combinam mais com a nossa vivência contemporânea. Um guia prático de como pegar de volta esse poder.


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.


🎨: “Cupido e Psiquê”, por François Gérard

bottom of page