top of page
Buscar

O significado psicológico da Páscoa

Atualizado: 12 de ago. de 2021



"Todo processo de (re)nascimento envolve encarar uma parcela de escuridão".



Como estão as reflexões do seu domingo (seja ele de Páscoa ou não)?


Assim como daqui a sete dias será novamente domingo, tudo na natureza se repete em ciclos.


Uma vez, em uma reportagem que realizamos para a Revista Inspira (ed. 5), entrevistamos uma mulher muito sábia, a Zelinda Orlandi Hypolito, e ela dizia que:


“A natureza é feita de ciclos, nós somos a natureza. Nós somos feitos em ciclos. Os ciclos se repetem na nossa vida. E qual é o nosso grande trabalho? Utilizá-los da melhor forma. E a cada vez que um ciclo volta, que estejamos um pouco diferentes, um pouco melhores”.


Assim como, antes de nascer, enfrentamos o fluir, a incerteza e a escuridão uterina, (re)nascer para quem somos de verdade envolve encarar tudo isso em um novo nível e chegar ao outro lado um pouco mudado, mais forte, mais livre e mais vivo. Essa é a mensagem da Páscoa.


(Re)nascer é o processo de nos despirmos de toda a informação que foi interposta entre nós e uma vida mais autêntica e isso exige que encaremos a nossa própria escuridão. O arquivo morto que fomos empurrando para uma sala escura da nossa mente precisa ser organizado.


Crenças que fomos engolindo, dores que fomos mascarando e que se transformaram em uma bola de neve, traumas que viraram reações e a maneira como nos comportamos e nos autossabotamos. Tudo isso deve receber gavetas adequadas!


Mas o primeiro passo é abrir a porta do arquivo e com coragem, e o apoio certo, iniciar o trabalho com a Sombra e caminhar pela nossa Noite Escura da Alma.


Como completa Carl G. Jung: “Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão”.


Só assim podemos renascer mais fortes que antes, renovados na certeza de nossa verdade!


Como você quer estar no próximo ciclo? O que precisa morrer? O que você quer que nasça?


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.


Aproveite o cupom de desconto: PASCOANOCLUBE


Arte: Christian Schloe



bottom of page