Buscar

Para além do mindfulness: 4 métodos de meditação que ninguém te contou




Estas quatro meditações podem transformar a sua vida!


Você acha complicado meditar?


Talvez, você não tenha encontrado o método certo pra você ainda.


A meditação é uma prática milenar que apareceu em diferentes locais e culturas ao longo da história. Então, existem muitas formas de meditar além da técnica mindfulness (de atenção plena na respiração ou em alguma outra coisa) que se popularizou no Ocidente.


Nesse post, separamos alguns desses métodos de meditar que têm eficácia para além do espiritual. Eles servem até mesmo para quem já medita e quer avançar um pouco mais nas práticas de interiorização e bem-estar!


Boa prática!


Kirtan Krya

Ajuda com problemas de memória, sobretudo em pessoas idosas. Estimula a criatividade. Esse método é a associação entre o canto de mantras e movimentos específicos de repetição nos dedos das mãos. Existem algumas meditações guiadas nessa técnica no YouTube, em português mesmo.


Meditação xamânica

A filosofia xamânica propõe a integração entre nós e a natureza. Sendo assim, princípios naturais - como o ar que respiramos - têm a capacidade de nos energizar. Temos uma meditação xamânica do amor-próprio superespecial que damos de presente aos compradores de O Livro de Afrodite (saiba mais).


Meditação da Autoindagação

Promove a autoconsciência e a serenidade. Sentado e de olhos fechados você repete mentalmente a pergunta "Quem sou eu?". A pergunta não deve ser respondida. Não se trata de uma busca intelectual, e sim do sentir. A pergunta é uma ancoragem para que você encontre paz na sensação pura de "ser" você, em essência. Presenteamos os compradores de O Caderno da Autossabotagem com uma prática guiada dessa meditação e é bem impactante (saiba mais)!


Meditação da Bondade Amorosa

Também conhecida como Meditação Metta. Essa meditação demonstrou efetividade no controle da raiva e na estimulação do amor-próprio e da compaixão. Consiste em, sentado e de olhos fechados, você provocar em sua mente e corpo sentimentos e pensamentos de benevolência. Envie e imagine felicidade: para si mesmo, para um bom amigo, para uma pessoa "neutra" e uma pessoa "difícil", um seguido do outro. Despois deseje essa felicidade para desconhecidos também.

Na Semana de Imersão em Afrodite que realizamos com os assinantes da nossa newsletter (é gratuito, já está inscrito?), adaptamos uma versão dessa meditação para a escrita terapêutica. Ela está disponível aqui e dá um sentimento de paz incrível! Corre lá pra fazer!


Bônus!

Se você gosta de meditação ou está entrando nesse caminho agora, a gente sugere uma série que explica de uma maneira bem interessante sobre os conceitos e técnicas básicas dessa prática milenar. É a "Headspace - Meditação guiada", da Netflix. O final de cada episódio é finalizado com uma meditação guiada curta. A Inspira indica!


Foto: Márton Szalai/ Unsplash