Buscar

Você se autogoverna?

Atualizado: Ago 12



O autogoverno é o autoconhecimento dando frutos. Você já ouviu falar sobre isso? Abra a sua mente e passe para o lado para ler o post.


Se você não se autogoverna, você está sendo governado pelo desejo de outra pessoa.


“Mas que pergunta é essa? Não sou político(a)”.

Vamos ao significado!


Governar

Ter poder de mando, de direção; administrar, dirigir;

Reger ou dirigir o procedimento ou o comportamento de algo ou de alguém.

Gerir os próprios negócios ou a vida; dirigir-se.


Autogoverno é se tornar responsável pelas próprias escolhas e ações, pela própria vida. Sem conceder esse direito a outra pessoa para depois poder culpá-la porque sua vida não foi como você gostaria. Afinal, é como se você tivesse passado uma procuração permitindo que outros tomassem a decisão por você. E essa foi uma decisão também. A decisão de ser governado por Outro.


Apesar de parecer uma coisa simples a gente bater no peito e dizer que é o dono da própria vida, a realidade está bem longe disso.


Me lembro de uma vez, quando fazíamos um estudo inicial em uma Escola Lacaniana de Psicanálise, e alguém perguntou como fazia para se tornar um psicanalista. A resposta foi que além do tripé (estudo da teoria, análise pessoal e supervisão com um psicanalista mais experiente) havia ainda o autorizar-se. “O psicanalista se autoriza”, disse o palestrante.


Isso foi como uma quebra de muitos paradigmas na minha cabeça. Não há nada me impedindo, além do principal: a minha própria visão de mim, a permissão que me dou, ou não.


O autogoverno é assumir carregar toda a responsabilidade pelas suas decisões, mas também significa ser livre para se autorizar a ser e fazer o que está de acordo com o seu desejo.


Você aprendeu a se autogovernar?


Qual foi a última vez que você fez o que queria sem se agarrar a só mais uma pós-graduação, só mais uma taça de vinho, só mais um elogio de uma pessoa importante?


Focar no autogoverno é a mensagem de Afrodite para você hoje!


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.


Quer descobrir como? Clique aqui.


Imagem: Jared Subia