top of page
Buscar

Você sabe o que é uma projeção inconsciente?

Atualizado: 12 de ago. de 2021



Aquilo que a gente não reconhece em nós mesmos, a gente projeta fora. Projeta, como um projetor de cinema.


Na tela em branco da vida, assistimos a encenação do que há dentro de nós nos atores e atrizes da vida real, e somos tomados por afetos.


“Aquela pessoa que sabe lidar bem com o dinheiro - coisa que eu ainda não consegui fazer -, é cuca-fresca/ambiciosa demais. Só de falar nela já sinto meu sangue ferver de raiva. Como pode alguém ser assim?”.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Assistir, no outro, o que não está bem consciente em nós mexe muito com a gente! Mas reconhecer isso é um caminho para acolher todas as suas partes e se fazer inteiro. Pois você precisa se lembrar: o projetor é você, e dentro de você já existe todas as imagens que você reflete fora. Invista em ser cada vez mais você!


Aquilo que você projeta nos outros é exatamente o que você enxerga como falta em você.


A projeção inconsciente é um mecanismo psicológico que nos “protege” de nós mesmos.


Como assim?


"Sabe aquelas partes que não aceitamos em nós e fomos colocando para debaixo do tapete? A maldade, a inveja, a sexualidade, a sensibilidade, a criatividade, a rebeldia, a coragem...".


"Dependendo da fachada que criamos para nós, todas essas características (que você pode julgar hoje como boas ou ruins) podem ter sido reprimidas na fase da sua educação, mas nunca deixaram de existir. Elas existem no plano inconsciente, no que Jung chamou de sombra".


"O psicoterapeuta John A. Sanford explica que 'essa parte não reconhecida, mas muito viva em nós, projeta-se sobre outras pessoas de tal modo que vemos algo nos outros que realmente é uma parte de nós mesmos'".


Esse é o fenômeno por trás das pessoas que ficam como que enfeitiçadas pelo parceiro e também das pessoas que sentem uma repulsa imediata, um incômodo acima do normal por determinados tipos de pessoa. Aí está a Sombra!


"Mas quem integra aquilo que achou melhor jogar no inconsciente, não projeta e nem mendiga amor".


Trechos extraídos d'O Livro de Afrodite, capítulo "Relacionamentos".


A Inspira lançou O Livro de Afrodite - um guia arquetípico de encontro com a divindade de Afrodite que vive em seu interior. Metade livro, metade caderno de escrita terapêutica, contém 233 exercícios e textos reflexivos e instigantes para conversar com o seu inconsciente e fazer a sua Afrodite sair da concha.

Quer descobrir como? Clique aqui.



bottom of page