top of page
Buscar

Como fazer o poderoso "leite dourado" da medicina ayurvédica?


Foto: Sarah Gualtieri/ Freepik


Essa receita é quase um remédio! Ela é um verdadeiro presente da natureza para a nossa saúde e é utilizada há muito tempo pela medicina ayurvédica, que conhece bem as propriedades curativas da cúrcuma.


O leite dourado ou golden milk (como também é chamado) fortalece o sistema imunológico, age como anti-inflamatório e antioxidande, ajuda na diminuição da ansiedade e até na queima de gordura. Estudos também têm indicado seu papel importante na prevenção de doenças autodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.


Além disso, na alimentação arco-íris, afirma-se que o seu tom amarelo-dourado tem propriedades energéticas relacionadas ao chakra umbilical, dissolvendo emoções como a raiva, a mágoa, o medo, a tristeza e a ansiedade e abrindo espaço para a autoconfiança. Você pode ler mais sobre isso clicando aqui!


Algumas empresas vendem essa mistura já pronta. Mas você também pode fazer o seu próprio leite dourado em casa, com ingredientes comprados na feira e em armazéns. É bastante simples. Olha só:


Ingredientes

▪ 1 xícara de leite de vaca ou vegetal (sugestão: leite de coco ou de amêndoas)

▪ 2 colheres de chá de cúrcuma em pó

▪ 1 pitada de pimenta do reino

▪ 1 colher de chá de canela em pó

▪ ½ colher de chá de gengibre em pó (opcional)

▪ ½ colher de chá de óleo de coco


Modo de preparo

1. Em uma panela, acrescente os ingredientes na ordem sugerida na lista acima. Começando pelo leite. Misture em fogo baixo e espere ferver.

2. Quando o líquido começar a ferver, desligue o fogão e transfira o leite dourado para uma xícara. Espere ficar morno e é só beber!


Obs.: Se quiser, adoce com mel ou melado (dica vegana).


Nada melhor que um leite dourado para dar aquele abraço quentinho na alma antes de dormir.

bottom of page